O Simulado de Triathlon nasceu de um sonho. Sendo professor de Educação Física, e ao mesmo tempo um triatleta visionário, que vive a emoção a cada prova de Triathlon que participa e leva aos seus alunos as sensações e descobertas desse esporte desafiador, idealizei compartilhar essas experiências com mais pessoas.

A ideia de criar um Simulado de Triatlhon teve início em 2004 , graças à descoberta de um local "perfeito", situado na antiga estrada da Serra de Santos, às margens da Represa Billings , que reunia todas as condições para sua realização. Imaginei como seria aproveitar esse paraíso. No primeiro ano utilizei uma área no Km 40 da estrada (que posteriormente foi demolida) em conjunto com um restaurante. Tive a visão de criar algo muito próximo às melhores competições que já participei e, mesmo sem a mínima experiência de como construir toda a estrutura necessária, mas com o espírito empreendedor, muito ânimo para suportar os primeiros fracassos e muita criatividade, pois fui atrás de tudo. Peguei no pesado, com muito entusiasmo a cada novo simulado realizado, vi meu ideal alcançado na satisfação dos novos triatletas que surgiam e daqueles que elogiavam a estrutura dos eventos.

O Simulado sobrevive somente com a verba das inscrições, de forma que invisto muito para garantir a segurança dos atletas, que é o mais importante, e o nosso local está estruturado para dar muita segurança, novos parceiros sempre são bem vindos, tenho conseguido dessa maneira e vou continuar assim.

Meu objetivo maior foi concretizar a ideia de possibilitar um treinamento com "cara de prova", organizado para todos que queiram e sonham um dia realizar seu primeiro triathlon, também para experientes atletas de ferro. Essa é a razão maior de meu ânimo renovado nestes anos, com mais de 150 simulados realizados e cerca de 7000 triatletas participantes, um legado pelo esporte, que me orgulho muito.

Hoje, na nova etapa do Simulado na Chácara Scarpelli, desenvolvendo um novo trabalho, ensinar e orientar novos nadadores que iniciam em águas abertas, agora incrementando eventos voltados para a causa animal, com 6 etapas da Maratona Aquática "NataCão" e mensalmente a corrida "RustiCão", todos os finais de semana realizo os simulados de Natação, Triathlon, Cross Triathlon, Aquathlon, MTB, Corrida Rústica, passeios de Caiaques e caminhadas ecológicas, energia para muito trabalho os 7 dias da semana, novos projetos, desafios pela frente, muito verde, um ambiente muito mais acolhedor para todos que amam o esporte e a Natureza.

Posso afirmar que tudo está valendo a pena.

Julio Vicuña - 62 anos
Nascido em Santiago - Chile
Vivendo há 56 anos em São Bernardo do Campo - São Paulo
Formado em Educação Física em 1986 (Fefis / Santos) Cref 041363
Técnico de Voleibol Nível I da CBV/Especialista em Ed.Física Infantil
Árbitro de Triathlon Nível I e Oficial Técnico de Arbitragem da ITU Nível I
Técnico de Triathlon Nível III (CBTri)
Especialista em Fisiologia do Exercício
Pós-Graduação de Triathlon em 2013
Formado em Treinamento de Primeiros Socorros em Emergência Aquáticas em 2017
Personal Trainner e Ativista da causa animal
Triatleta Amador de 1990 a 2007 com participação em mais de 150 provas de Triathlon
(entre elas, 1 Iron Man em Porto Seguro, 11 Meios Irons, 12 X Terra)4 Maratonas, 10 Meias e nadador de Maratonas Aquáticas durante 20 anos
   
   
    >  Simulado de Triathlon   |   Julio Vicuña Design by Eduardo Fonseca