PASSEIOS DE CAIAQUE

A palavra CAIAQUE vem dos esquimós e significa "Barco de caçador".

Venha experimentar na Chácara Scarpelli, um belo passeio pelas águas calmas e limpas da represa Billings, remar num caiaque proporciona uma sensação boa de liberdade, de aventura, desafio físico, superação e você interage em meio a natureza da belíssima Mata Atlântica.

É uma atividade que fortalece boa parte dos músculos e ainda promove uma ótima integração à natureza, valoriza a preservação ecológica, proteção ambiental, também um remédio natural para aliviar o seu Stress.

Os caiaques são vistoriados na saída e na entrega, saem com os equipamentos obrigatórios (Coletes e remos).

Para alugar o caiaque é necessário preencher um termo de responsabilidade e receber instruções de técnicas e regras básicas de canoagem.

SEGURANÇA COM O CAIAQUE

Existem regras de segurança básicas que devem ser seguidas por todos que navegam um caiaque, já que, como ocorrem em todas as atividades recreativas, sempre existe a possibilidade de lesões.

- Nunca use álcool ou drogas (receitadas ou não) enquanto navegar;
- Nunca exceda a capacidade máxima de carga de seu caiaque e sempre verifique o estado do seu equipamento antes de remar.
- Sempre leve seu colete salva-vidas. O uso do seu colete salva-vidas te ajudará a manter a cabeça fora da água e a isolação de seu corpo , deixando-o mais quente em águas frias.
- Siga o plano de navegação que foi combinado, incluindo: itinerário, atividades programadas, quanto tempo espera que dure sua navegação e quantas pessoas integram o seu grupo.
- Procure saber sobre as condições meteorológicas e a temperatura da água. Esteja preparado para mudanças nas condições meteorológicas e para a possibilidade de virar o seu caiaque.
- Em caso de navegação em águas frias, usar roupa de neoprene para manter o corpo mais quente e cômodo. Com sol, usar uma camisa de mangas compridas proporcionará melhor proteção.
- Tenha cuidado com os ventos que podem dificultar sua volta.
- Quando navegar em local novo, informar-se sobre as correntes, Neblina repentina e o comportamento do tempo.
- Planeje sempre uma rota de escape (lugar alternativo para sair da água se as condições do clima assim lhe indicar).

Siga essas regras. Elas o ajudarão a ter aventuras seguras e inesquecíveis!

Viva segundo dizeres de Dalai Lama: "Seja gentil com o planeta! Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações! Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez! Confie em Deus, mas tranque o carro!"
   
   
    >  Simulado de Triathlon   |   Julio Vicuña Design by Eduardo Fonseca